terça-feira, 27 de novembro de 2012

[Resenha] Dong Yi

Ola à todos! Eu sou Aline e esse é meu primeiro review em um blog. Vou falar um pouquinho aqui no blog  sobre minhas paixões: Dramas e K-Pop ^_^. Pode ser que eu acabe falando de animes e mangás também, mas inicialmente vou tentar me focar nesses dois assuntos.

Pra começar vou falar sobre um drama que acabei de assistir esse final de semana: Dong Yi


Titulo: 동이 (同伊) / Dong Yi
País: Coreia
Gênero: Histórico
Episodios: 60
Emissora: MBC
Periodo de Transmissão: 22 de Março de 2010 a 12 de Outubro de 2010
Horário: Segundas e Terças as 21:55

ATENÇÃO : 
 Já aviso que o texto a partir de agora é cheio de spoiler e se você é uma pessoa chata que costuma desistir de assistir algo só porque alguém te deu algum informação extra então não leia o texto. Agora, se você é como eu e gosta de ver a opinião de outros mesmo que ainda não tenha assistido, convido-o a ler e também a compartilhar sua opinião a respeito deste drama que considero quase perfeito. 

Então... vamos lá?


Dong Yi foi um dos primeiros dramas épicos que assisti. Comecei em 2011, mas por uma fatalidade tive que parar no episódio 38, já que acabei perdendo meu HD com tudo o que eu tinha dentro i_i .

Como estava com um pouco de preguiça pra baixar todos os 60 episódios novamente, deixei ele de lado. Mas recentemente minha mãe passou a acompanhar-me nas maratonas de doramas e resolvemos assistir Dong Yi.

Quando fui procurar um resumo  para ela ver, me deparei com uma sinopse do Drama Wiki desta maneira (traduzido e adaptado por mim):

 Ambientado durante o reinado do Rei Sukjong na dinastia Joseon, a história é focada em Dong Yi, uma empregada doméstica da água, que ganha a confiança da Rainha Inhyeon e mais tarde a proteção do rei quando ele é movido por suas orações para a saúde da rainha durante as disputas provocadas por Jang Hee Bin. Dong Yi se torna uma concubina com a posição de sook-bin e tem um filho que mais tarde se tornaria o 21º Rei de Joseon, Yeongjo.


 Esta sinopse, na verdade não se trata da história que se passa no drama. Ela  é um relato do que realmente aconteceu naquela época.

Daí então, tentei elaborar uma resenha:


 A estória se inicia  no 7º ano de reinado do Rei Sukjong. Choi Dong Yi é filha de um manipulador de cadáveres plebeu. Ela é muito inteligente e astuta. Certo dia, fugindo de alguns garotos que queriam bater nela, Dong Yi encontra o corpo do inspetor geral Jang Ik-Hun ferido gravemente por ataque de sua própria facção. O inspetor tenta se comunicar com Dong Yi, mas impossibilitado,  faz alguns sinais com a mão e ela pouco entende o que o homem está tentando dizer.
Dong Yi sai para buscar ajuda, enquanto isso o inspetor geral  coloca a identificação de seu assassino na bolsa da menina e acaba morrendo.



Dong Yi acha o corpo do inspetor geral e informa a guarda

Choi Hyo Won é o pai de Dong Yi e chefe da fraternidade da Espada, uma espécie de legião de plebeus que ajudam escravos em sua fuga, mas acaba sendo acusado juntamente com outros membros da fraternidade pelo assassinato do pai do Chefe de Polícia Suh que era seu melhor amigo.

Cha Chun Soo é  também membro da fraternidade e melhor amigo de Dong Ju, irmão de Dong Yi e ao saber que seu melhor amigo e seu chefe foram presos injustamente, tenta libertá-los,  mas após ver seus companheiros sendo mortos pela guarda, Chun Soo é encurralado no penhasco e trava uma luta contra a guarda mas acaba caindo de lá.


Choi Hyo Won e Choi Dong Ju  sendo preso e Cha Chun Soo encurralado no penhasco


Dong Yi, que agora é caçada como uma criminosa, decide entrar no palácio a fim de salvar sua própria vida e tentar provar a inocência de sua família encontrando a Dama da corte que conhecia os sinais mostrado pelo inspetor geral, ao qual seu pai havia sido condenado por sua morte. Com a ajuda da Gisaeng Sulhee e do Chefe da oficina de música Hwang Ju Shik, Dong Yi se torna uma escrava na Oficina de Música.


Dong Yi fugindo da Policia  e  Sulhee e Chefe Hwang  ajudam Dong Yi  para que ela entre no palácio 


Seis anos mais tarde, Dong Yi ainda está a procura da Dama Corte que conhece os sinais. Ela se disfarça como empregada do palácio para poder vasculhar no quarto das nobres. Sem sucesso ela continua sua rotina, até que um dia ele conhece a dama da corte Jang Ok Jung que era muito semelhante a moça que Dong Yi havia conhecido. Motivada a descobrir se Ok Jung conhece os sinais, Dong Yi vai se aproximando pouco a pouco da Dama da Corte.

Jang Ok Jung é a preferida do rei e está preste a se tornar concubina. Para evitar que isso aconteça a mãe do rei, Rainha viúva Myeongseong, tentou diversas vezes incriminá-la,  mas todas as vezes foram sem sucesso, já que Dong Yi a salvou brilhantemente de pagar por crimes que não havia cometido.



 Dong Yi vasculhando os quartos das Damas do Palacio e conhecendo Jang Ok Jung


Em uma dessas vezes que Dong Yi saiu em defesa de Ok Jung, ela acaba conhecendo o rei Sukjong, que a principio se apresentou como Oficial da prefeitura.

Dong Yi acreditando em quem ele era fez inúmeras coisas que seriam motivos suficientes para levá-la a forca, mas o rei achava engraçado e a cada momento que passava ia se envolvendo com a escrava atrevida.

Como recompensa por ter salvado a vida de Ok Jung, a dama da corte  faz um pedido ao rei para que Dong Yi entre no palácio interior e deixe de ser escrava, para que possa usar todo seu intelecto e talento em prol do Palácio. Em virtude do pedido da preferida do rei e também por vontade própria, o rei Sukjong concede a Dong Yi o status de dama da corte no setor da oficina de investigações.


Primeiro encontro do Rei e Dong Yi  e ela se tornando Dama Investigadora

A partir de então começa a vida palaciana da escrava que se tornaria a Concubina Nobre Real, mãe de um dos maiores governantes da historia coreana.


''Luz e sombra estão sempre juntos
É fato que a luz atrai a sombra

É seu destino atrair a única pessoa que vai desafiar você''




Essa frase define bem o drama: Dong Yi não tem nada, é escrava e vive sendo perseguida, Ok Jung tem tudo o que uma pessoa pode desejar: status, riqueza, amor..mas ela nunca brilhará tanto quanto Dong Yi. São vidas semelhantes mas com destinos opostos.

Não sou muito boa com Sinopses e resenhas. Mas acho que dá pra ter uma noção de como é Dong Yi.

O fato é que eu amei Dong Yi. Fiquei perplexa em ver uma personagem (que pode ou não ter existido conforme relatado no drama) tão astuta, inteligente e bondosa quanto ela. O roteirista soube muito bem aproveitar uma das histórias mais famosas da Era Joseon e nos mostrou excelentes personagens interpretados por grandes atores.


Atores e Personagens

Falar de Dong Yi sem falar dos personagens marcantes é quase impossível. E falar de personagens sem falar de seus atores é uma tremenda covardia. Até parece que foram escolhidos a dedo de tão bem que cada um se encaixou em seus personagens!


Logo de cara tenho que falar da minha atriz mirim favorita: 


Dong Yi criança (Kim Yoo Jung)


A bichinha (que na época tinha 11 anos) mostrou uma super interpretação no papel de Dong Yi versão criança. Se para um adulto, falar de forma polida em coreano deve ser difícil, imagina pra uma criança!

Eu a vi pela primeira vez exatamente em Dong Yi, mas teve muitos outros dramas que assisti dela que me fizeram ter a certeza que ela supera qualquer marmajo que se acha “O” ator. O último drama que eu vi dela foi The Moon that embrance the Sun. E ela conseguiu cortar meu coração interpretando a Yeon Woo. E pros aficionados de K-Pop e Big Bang, ela é a garotinha que aparece no MV do SeungRi em VVIP.


Dong Yi ( Han Hyo Joo)


 Han Hyo Joo, a versão adulta de Dong Yi,  já era uma das minhas cinco divas desde Shining Inheritance, mas depois deste drama, ela só se firmou ainda mais neste Top 5.
Ela também esteve em Iljimae (outro drama épico). Não sei se foi o papel que não favoreceu, mas senti que neste drama ela mostrou menos presença do que nos outros doramas que assisti dela.

Um detalhe meio nada a ver, mas que veio a minha cabeça agora, é o tic que ela tem quando sorri em Dong Yi.  Podem reparar! Toda vez que ela sorri, coloca a mão cobrindo a boca! Não sei se é da personagem ou um tic da atriz mesmo,  mas na próxima vez que assistir algo dela irei reparar com certeza!


Cha Chun Soo (Bae Soo Bin)



 O Oraboni Cha Chun Soo (que eu carinhosamente chamava de Chuck Norris Asiático)  era uma coisa a parte. Não sei se eu gostava dele ou se o achava um bobão irritante.
 E pensar que eu detestava essa peça como Kang Min Ho em 49 Days e hoje já nem sei definir o que acho dele. Talvez esteja ai a minha indecisão no “gosta ou não gosta”.


Rei Sukjong  (Ji Jin Hee)



 O Rei Sukjong! Esse eu adorava! Apesar de achar estranho o jeito que ele falava, eu amava o seu papel de bobão apaixonado! Ria horrores na época em que se disfarçava de Oficial da Prefeitura pra ficar perambulando pela cidade com a Dong Yi.
Conforme o drama foi passando, ele se tornou mais fechado e menos risonho, mas ainda assim adorei cada minuto que ele passava com a Dong Yi.
Bem que minha mãe dizia que homem quando ama, vira gato e sapato da mulher! Este personagem foi a descrição exata do que minha mãe sempre diz!

Enquanto ele abria mão de tudo pela Dong Yi (inclusive de seu trono), ela não fazia nada por ele. E não era só impressão não!  Não me convenceu nenhum pouco aquela história que ela disse que queria sair do palácio pra poder ajudar os pobres. Pra mim ela não queria era ficar no palácio com ele.
 A única coisa que eu não gostava muito no Rei Sukjong era de saber que ele tinha um monte de mulheres e deixava a pobre da rainha sofrendo a míngua. Apesar de entender a razão, eu acho injusto.
Quem interpretou o rei foi o Ji Jin Hee que era um piloto chatéééérimo em Take Care of Us, Captain. Ele tá fazendo mais um drama épico nesta nova temporada (The Great Seer), mas ainda não cheguei a ver.


Rainha Inhyeon  (Park Ha Sun)



A Rainha Inhyeon era tão submissa que chegava a dar dó. No inicio, até pra brigar ela era sonsa. Se não fosse pela rainha viúva, Inhyeon tinha dançado bem mais cedo.  Mas até que no final ela acordou pra vida  (mesmo que isso não tivesse durado por muito tempo).
Devia ser uma facada no coração pra rainha ter que eleger a Ok Jung e a Dong Yi como consorte! Ter que aprovar que o rei durma com outra mulher não deve ser nada fácil, até mesmo naquela época!
Pra mim (e pra minha família inteira XD) a atriz Park Ha Sun era a mais bonita da novela!  E pensar que ela estava em Capital Scandal e eu nem consegui reconhecê-la!


Jang Ok Jung (Lee Soo Yeon)





Jang Ok Jung, ou se preferirem Consorte Hee pra mim foi a personagem mais marcante depois de Dong Yi. Seu maior defeito com certeza, além da ambição, foi dar ouvidos a sua família louca.
Ok Jung era tão esperta e inteligente quanto Dong Yi e só perdeu na história porque não tinha seguidores tão inteligentes e úteis quanto a rival.
A única pessoa que tinha potencial e inteligência suficientes para ajudá-la, acabou virando as costas pra ela no ultimo minuto.
Quem a interpreta é a  atriz Lee Soo Yeon, que mostrou com maestria o que sabia fazer em Dong Yi. Nem dá pra dizer que a pessoa  serena, confiante e brilhante dos primeiros capítulos é a mesma ambiciosa, descontrolada e paranoica mulher dos capítulos finais. Ela foi quem teve a maior mudança e  mesmo a odiando tanto, eu a amava! Vi que ela fez também Dr. Jin, mas até onde eu assisti ainda não a tinha visto em cena ou se ela tinha aparecido, não teve o mesmo brilho que em Dong Yi.


Jang Hee Jae (Kim Yoo Suk)




O irmão nojento da Ok Jung, Jan Hee Jae só tinha o nome bonito (nem sei o que significa, mas a sonoridade me agradava *_*) mas de resto, nada me agradava nele. Ele era esquisito e irritante como ninguém naquela novela! E a voz e a risada dele então?
Esse deveria ganhar o premio máximo da chatisse. Fora que era um inútil que tentou matar a Dong Yi inúmeras vezes e não conseguiu em nenhuma! Mas uma coisa eu não posso negar. Ele gostava muito da irmã (ou talvez da posição dela, vai saber...) .
Peguei antipatia plena por este ator/personagem. Talvez isso seja bom, mostra que ele soube fazer bem seu papel. Mas deveria assistir outra coisa dele pra ter certeza.
O único drama que Kim Yoo Suk fez que eu assisti foi Rooftop Prince, mas eu realmente não me lembro dele lá então esse não conta. Preciso de um com participação maior pra avaliar!


Chefe de Policia Seo Yong Gi (legendado como Suh) - Jung Jin Young


Pensei em deixar este personagem de fora da listagem, mas no meu ponto de vista ele foi tão importante quanto Jang  Hee  Jae e não seria justo com ele (não que ele se importe, mas ...)

Seo Yong Gi foi amigo de Choi Hyo Won e durante muitos anos estava a procura de Dong Yi.
Ele sempre foi justo e fiel as suas crenças e exatamente por isso deixou Dong Yi escapar da polícia quando era mais nova. Foi ele também que reconheceu o corpo da menina morta que se passou por Dong Yi, pondo um fim na busca pela garota por parte do Tribunal.
Ao passar dos anos, o chefe de polícia reencontra Dong Yi e mesmo achando que era a menina que ele procurava, Seo Yong Gi passou a ajudar a dama investigadora e a botar toda sua fé e confiança em suas mãos.
Uma das partes mais bonitas envolvendo o chefe Seo foi quando Dong Yi, já como Sook-Bin, confia a vida de seu filho à Seo Yong Gi, já que Dong Yi temia deixar seu filho desamparado caso moresse ao revelar toda a verdade ao Rei.

Nunca havia visto o Jung Jin Young, ator que deu vida ao Chefe de policia em outro drama mas também o considero excelente em meio a tantos talentos.

Os demais personagens são também maravilhosos, mas se for citar cada um deles teria que escrever um guia ao invés de resenha. Realmente foram muitos personagens com papeis significativos. Os produtores de Dong Yi não pouparam esforços e dinheiro nesta produção.
Dong Yi também foi um dos dramas com mais figurantes que eu já vi. Realmente uma obra fantástica que vale a pena ser assistida!


Trilha sonora


Uma coisa que amo em dramas são as Original Sound Track (Ost para os íntimos XD)!
 A maioria são perfeitas, mas senti falta de uma trilha sonora agradável em Dong Yi. Eles tentaram manter tanto o fator épico neste drama que escolheram músicas tradicionais demais pro meu gosto. Somente duas músicas me agradaram, mas ainda assim não são legais o suficiente para que eu coloque no meu celular, infelizmente.

Uma das que gostei é esta deste vídeo:



                                            'Walk In A Dreamy Road' por Jang Nara (Dong Yi OST)


Nem vou falar das duas cenas mais triste e mais linda do drama porque daí a emoção não seria a mesma, mas posso dizer que eu chorei nas duas cenas igual a uma criança birrenta.
Quem não assistiu, assista!


Tá mas, onde eu assisto?


Aqui nestes sites você encontra pra download. Só não garanto que os links dos vídeos estejam ainda funcionando, já que depois da queda do megaupload, ninguém mantém mais os links ativos por muito tempo.


Asian Team em Avi (necessita cadastro)
Animes x Games em Rmvb


Ah e só um pequeno comentário antes de encerrar esta resenha: 
Por acaso alguém mais reparou que os médicos da família Real são os melhores médicos da face da terra? Eles conseguem detectar envenamento, esterilidade, mal estar, taquicardiaco e gravidez só medindo o pulso!

Exame pra quê! É só usar 2 dedos e você descobre se está gravida

Agradeço imensamente quem teve paciência pra chegar até aqui, não esperava que ficasse tão extenso assim.

Tenho muitas outras coisas pra falar deste drama, mas acho que o que eu escrevi até aqui é mais do que suficiente para que você possa se interessar e assistir também, caso não tenha assistido. E se já assistiu, compartilhe sua opinião comigo aqui nos comentários.


Até a próxima!

6 comentários:

  1. Você tem razão Aline, este drama é ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, parceria aceita! Vou colocar o link do blog na lista de blogs que eu indico!! Aproveita e entra no grupo do facebook Chá com blog versão otaku pra vc divulgar suas resenhas!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Pers ^^ obrigada pela dica! entrarei sim pro grupo!

      Excluir
  3. Oi, acabei de ver um dorama chamado Jang Ok Jung, Living in Love! E amei!!!!! Mas vou ver esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse da Jang Ok Jung eu ainda não vi, mas com certeza verei. Agora em Dong Yi ela foi excelente! uma das melhores personagens que já vi. Assista sim e me diga o que achou =D

      Excluir
  4. Quantos filhos dong ti teve?
    Ela ficou grávida antes de sair do Palácio e depois de sair do Palácio?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! É muito importante pra gente!